Trilhas Acadêmicas

1. Estratégias e Gestão Varejista: segmentação e posicionamento, diferenciação no varejo, branding, marca própria, comunicação, merchandising, preço, sortimento, localização, serviços e atendimento, multicanal, e-commerce, globalização do varejo, diversificação, omnichannel

2. Operações e Tecnologia: operação varejista eficiente, modelos de previsão, medidas e controle de marketing, gerenciamento por categoria, tecnologia no varejo, inovação no varejo (formatos de lojas: modelos de negócios, serviços, processos e canais).

3. Fator Humano nas organizações varejistas: liderança e cultura organizacional, e treinamento/qualificação/rotatividade.

4. Relacionamento, Parcerias e Supply Chain: relacionamento indústria e varejo, papel do distribuidor/atacadista, gerenciamento do canal, trade marketing.

5. Responsabilidade Social e Sustentabilidade: sustentabilidade no varejo, cadeia produtiva sustentável, consumo consciente, lojas e operações sustentáveis, relação varejo e seus stakeholders, imagem e reputação da empresa, negócios com impacto social.

6. Comportamento de Consumidor: comportamento do consumidor e do comprador (shopper), experiência de compra, percepção de valor, co-criação de valor, redes sociais.

7  Cultura de Consumo: identidade, gênero, ritual, dádiva, consumo compartilhado, glocalização, aculturação, moda, mitos, ideologia, subcultura, comunidade de consumo e de marca, dinâmica de mercado, mídia entre outras pesquisas relacionadas à CCT (Consumer Culture Theory).

8. Big Data and Applied Retail Analytics (tema CLAV 2017): análise de indicadores no varejo, métricas de marketing, ROI no varejo, customer lifetime value, customer analytics, customer relationship management (CRM) e programas de fidelidade, experimentos no varejo, modelos preditivos no varejo, modelos de otimização, dashboards, inteligência de negócios, uso de dados estruturados e não-estruturados para decisão varejista, 

 

Redes Sociais